Sony ainda não acredita no fim dos ciclos de gerações dos consoles


E3 2016 trouxe algumas surpresas agradáveis ou estranhas (depende do ponto de vista) com alguns anúncios inesperados, como o Xbox Scorpio da Microsoft, que será 4,5 vezes mais potente que um Xbox One convencional. Apesar de a Sony já ter confirmado o desenvolvimento do PlayStation 4 Neo, a empresa não acredita que essa nova leva de consoles aprimorados dará fim aos ciclos de gerações convencionais. Bom, pelo menos não para a Sony.

O grande x da questão é que, com a Microsoft lançando um novo equipamento com hardware aprimorado e a Nintendo vendendo um novo videogame no ano que vem, muitos consumidores podem se sentir um pouco perdidos nessa situação. Afinal, quando assunto é ciclo de vida de consoles, em qual deles nós estamos?

Imagem

Apesar de parecer um pouco bagunçado, a visão de negócios da Sony ainda é simples e clara: o PS4 Neo será um videogame aprimorado para oferecer uma experiência ainda mais refinada que o PlayStation 4 original. De acordo com Andrew House, os planos futuros, ou seja, um possível PlayStation 5, continuam os mesmos, sem alterar o tempo de vida da geração.

Estaria a Microsoft mudando os paradigmas da indústria?

Ainda é muito cedo para afirmar ou sequer cogitar o que podemos esperar daqui para frente, mas há teorias. Sem sombra de dúvidas, é difícil considerar um hardware 4,5 vezes mais potente como um simples aprimoramento. Considerando também que o Xbox Scorpio só será lançado em dezembro de 2017, é ainda mais fácil taxá-lo como uma nova geração prematura.

Imagem

A grande questão é: a Microsoft vai forçar uma nova leva de consoles ou até mesmo quebrar esses padrões? Por enquanto, há pouquíssimas informações sobre o videogame e ainda menos quando o assunto são os planos da companhia. A grande verdade é que a empresa tem o poder de decidir o que será feito no final do ano que vem.

"A Sony ficou surpresa com o Project Scorpio, mas nada muda no ciclo de gerações da empresa"


Até onde sabemos, todos os novos jogos serão compatíveis com as três plataformas: Xbox One, Xbox One S e Xbox Scorpio. Porém, já foi revelado em algumas entrevistas que há a chance de games exclusivos aparecerem na edição aprimorada da família Xbox. Portanto, a Microsoft pode estar implementando um novo padrão, livre de gerações fixas, mas que é atualizado de anos em anos.

Independentemente se a companhia de Phil Spencer fará isso, a Sony já tem os planos bem delineados para o futuro, apesar de ter ficado surpresa com o anúncio do Xbox Scorpio. O PlayStation 4 Neo ainda não recebeu mais detalhes ou data de lançamento, mas para a empresa japonesa ainda haverá uma próxima geração com um provável PlayStation 5. Nada muda.

0 comentários: